TIMELINE:

Resolvi documentar aqui as minhas experiências no mundo da informática e recordar (de cabeça) alguns eventos tecnológicos como realmente aconteceram (extra-oficialmente), quer o governo e os fabricantes gostem ou não.

Ano
Evento tecnológico do mundo da informática
Experiências
2005
A inacreditável profusão de telefones celulares, câmeras digitais e tocadores de MP3 pra tudo quanto é gosto se tornam verdadeiras pragas!
Fiz dois cursos na área de TI, me adaptando assim, a outros mercados e voltando depois de quase 10 anos a freqüentar o "circo" da alta tecnologia.
2004
A Apple Computer (pra variar) consegue fazer emplacar o iPod... um tocador de MP3 caro pra danar.
Estudos de remasterização de áudio profissional e eletrônica... nada de muito especial.
Foi um ano "morto" pra mim... que me considerei perdido e sem motivação alguma por motivos pessoais.
2003
A Sony lança no Brasil o Playstation II - videogame equipado com o microprocessador mais poderoso do planeta. (Pra um monte de gente comprar títulos que simulam coleções de velhos jogos de Atari 2600, como Activision Anthology e Atari Anthology... optei por jogar num Atari de verdade.)
Conclusão do Projeto Anubis, inicialmente projetado para rodar Linux, porém como TODOS os softwares para produção de mídia que eu precisava só rodavam em Windows, infelizmente tive de adotar essa plataforma. (Haviam também para Macintosh, mas os custos para manter um Macintosh estavam elevados demais no Brasil, me forçando a mudar de plataforma.).
Assim, o Anubis é atualmente o meu 6o. computador pessoal de uso primário, ou seja... tive (e tenho) outros, mas esse é o principal atualmente.
2002
MacOS X - O sistema operacional UNIX da Apple, para substituir os velhos MacOS "velhos de guerra".
Windows XP - O Windows 2000 que tenta imitar os velhos MacOS "velhos de guerra", embora tivesse mesmo era a pretenção de imitar o MacOS X...
A HP lança a tecnologia de mouse ótico que não precisa de mousepad especial. O primeiro mouse desse gênero a chegar no mercado foi o Apple Pro Mouse.
Desenvolvimento do Projeto Anubis, um computador pessoal compatível com PC-ATX, voltado para a substituição da plataforma Macintosh que eu usava em casa para desenvolver meus próprios projetos pessoais de imagem, som, vídeo e outros... como o Picolo's Blog.
2001
Windows Millenium Edition - O Windows 96... só que mais "limpo", menor, com mais funções e drivers.
Estranhamente, a maioria das pessoas preferiu continuar com o Windows 98.
Primeiras experiências com fotografia digital. (Eu tinha adquirido uma câmera Casio QV-100, mas... as imagens que ela gerava eram horríveis!)
2000
Windows 2000 - Windows NT com uma interface melhorzinha e uns "quebra-galhos" bacaninhas...
Muito trabalho e pouca grana... é assim que eu posso definir a minha vida profissional de 2000 até 2004...

(Talvez se eu tivesse economizado o dinheiro de todas aquelas revistas...)

1999
Windows 98 - Windows 95 com bugs mais modernos que substituíram os bugs mais velhos.

Aceitação internacional do Form factor ATX, conjunto de normas que transformariam os antigos computadores compatíveis com IBM-PC AT em computadores de hardware mais versáteis, expansíveis e confiáveis. (Será?)

As circunstâncias me fizeram decidir por parar com síntese de imagem e me especializar em captura e manipulação de imagens digitais e correção fotográfica digital para pré-impressão.

Tudo bem que informação tinha um preço e eu pagava por isso, mas com a internet, não fazia mais sentido gastar tanto. Então parei de gastar tanto dinheiro com revistas especializadas.

1998
A Sun Microsystems lança o Java.
A Microsoft faz a sua própria versão do Java com falhas de segurança e tomou um processo judicial que se desenrolou por anos...
Primeiras experiências com Linux e UNIX (Solaris). Eu buscava estudar alternativas de sistemas operacionais mais sólidos e confiáveis, apesar de nessa época eu estar usando MacOS num Power Macintosh 6400/180, o meu 5o. computador pessoal.
1997
Windows NT 4.0 - Sistema operacional de 32 bits com uma interface gráfica parecida com o Windows 95... por ser mais lento e não rodar velhos joguinhos de 16 bits, não foi tão popular.
Eu gastava uma verdadeira fortuna em revistas e software nessa época... tudo para me manter atualizado para poder prestar consultoria e assistência técnica.
1996
A Apple lança o Twenty Anniversary Macintosh - Um computador de luxo série especial para comemorar os 20 anos da empresa.

Jean-Louis Gassée funda a Be Inc., que apresentou ao mundo um sistema operacional maravilhoso... o BeOS. Pena que o cara era muito ruim de Marketing...

Co-fundador da ByteGraphix, revenda e assistência técnica autorizada Apple Computer.

E eu continuava torrando fortunas com revistas importadas e software... Isso tinha de ter um fim!

1995
Windows 95 - A interface gráfica para o DOS que fez os usuários de PC acharem que o Windows era um sistema operacional.
Num curso com cerca de 300 desenvolvedores ocorrido na USP-SP (New Media Forum), me destaquei por ter sido um dos dois únicos técnicos capazes de concluir todas as tarefas pedidas com êxito e em tempo récorde. (Cara! Como isso me deixou orgulhoso!)
Com muito esforço, comprei um poderosíssimo Macintosh Quadra 840AV para substituir o meu heróico MSX2.
1994
A Apple lança o Newton Message Pad 110, o primeiro PDA da história.

Além do meu trabalho para agências de propaganda, eu já ganhava a vida prestando consultoria e assistêcia técnica em computadores Macintosh nessa época...

Mas grande parte do dinheiro era gasto com revistas especializadas (todas importadas) e software... muito software... mas o conhecimento me valeu várias "condecorações", por assim dizer...

Da esquerda para a direita: "pin" de uso exclusivo interno da Apple Computer, ainda durante a "era Apple II", outro "pin" de uso exclusivo interno da Apple Computer, "pin" de prata (developer) e um "pin" comum, comprado numa AppleStore.

1993
Internet no Brasil! (Mas a assinatura custava uma fortuna!)
Nasce o site Picolo Technologies Online que mais tarde se tornaria Picolo's Online... (Já ouviu falar?)

Passei a trabalhar com correção e síntese de imagens (still) para a agência de comunicação Projeto A e nas horas vagas, fazia uns free-lances por fora...
1992
Video For Windows (AVI) - Plágio do Quicktime, que rendeu alguns "acordos de cavalheiros" ao longo dos anos seguintes...

Conheci o meu amigo Yunes (que até hoje, hospeda o meu site em seu domínio na internet... muito gentilmente, aliás) e com ele, ajudei a fundar e participar da Magivision Associados, um grupo de desenvolvedores de computação gráfica e multimedia que viria a ser a primeira equipe de desenvolvimento de sistemas multimedia do Brasil, conhecida por fazer coisas consideradas "impossíveis"...

Arrumamos boas encrencas com isso, mas valeram algumas das histórias mais engraçadas da minha vida profissional.

1991
Quicktime - Agora você podia ver filminhos no computador!
Adobe Premiere - Edição de vídeo não-linear digital.
Adobe Photoshop 2.0, disputando mercado com com o Aldus PhotoStyler...
Primeiro contato com a plataforma Apple Macintosh (Quadra 700).
1990
NewTek Video Toaster, a "superplaca" de vídeo capaz de fazer imagens em 16 milhões de cores, bem como processar até 4 entradas de vídeo em tempo real, substituindo caríssimas ilhas profissionais de efeitos de vídeo.
Tive algumas experiências com a plataforma Commodore Amiga, o computador pessoal com capacidade de multimedia mais poderosa da época.
1989
Windows 3.1 - Finalmente com 256 cores.
Adquiri meu terceiro computador, um MSX2 convertido (um Expert com kit de conversão MSX2).
1988
Windows 3.0!!! Ainda só com 16 cores. Que feio!
Se quisesse mais, teria de pagar uma fortuna!

Os videogames mais comuns da época no Brasil eram os Nintendo e os Sega Mega Drive... pessoalmente eu não via muita graça neles não.

Fiz o meu primeiro curso de computação gráfica. Mas para fazer o curso, tive de passar por uma entrevista para avaliar se teria pré-requisitos para "enfrentar" o curso.
Eu era o aluno mais jovem da turma (bem mais jovem, aliás... uns dez anos mais novo que o segundo aluno mais novo), mas tive um aproveitamento considerado "excelente" pelos professores.
1987
No Japão, surgem os MSX 2 Plus - 19248 cores!!!

Enquanto os primeiros IBM-PC vinham para o Brasil via contrabando e eram vendidos como computadores fabricados no Brasil.

Nessa época, eu já tinha uma certa fama entre usuários de MSX por ter criado programas que se tornariam muito populares, como o DOSMaster e o Xerox Machine.

Nessa época, para conseguir estudar tecnologias de informática, era preciso "importabandear" revistas japonesas de informática que custavam uma verdadeira fortuna.

Ainda me pergunto se valeu a pena.

1986
MSX 2 - 256 cores.

Nascia também o Macintosh II - o "desejo de consumo" dos designers e o Steve Jobs cria a Next Computer Systems que mais tarde venderia para a Apple Computer, empresa que ajudou a fundar..

Adquiri o meu segundo computador (um Expert MSX)

e passei a estudar Processamento de Dados na ETEC (Escola Técnica de Eletrônica de Campinas), onde fiquei bastante frustrado, pois não havia nada voltado à computação gráfica na época... sequer haviam cursos especializados no Brasil.

E, tanto computadores como informações sobre informática e tecnologias de imagem não se desenvolviam no Brasil graças à "Reserva de Mercado" imposta pelo Governo, que impedia a entrada de qualquer coisa relacionada à informática.

1985
Nasce o IBM PC-XT (Extended Terminal) que podia ter até 8MB de RAM e também o Apple II GS, que não precisava nem de placa gráfica, nem de placa de som. Aliás... que som essa máquininha tinha!

A Commodore apresentava nesse ano, o revolucionário Amiga 1000 e nascia com ele, plataforma Amiga, que podia executar vários programas (e tarefas) simultaneamente, fazendo dessa plataforma uma verdadeira lenda.

Iniciei meus primeiros cursos de informática e programação BASIC e ganhei o meu primeiro microcomputador (um CCE MC1000) com o objetivo de estudar geração de imagens digitais, apesar das limitações dos computadores da época.


Nessa época, usava-se o termo "computer graphics" ao invés de "computação gráfica".
Eu sentia uma certa dificuldade para explicar às pessoas o que isso significava. Mas foi nessa época em que comecei a me especializar em tecnologias de imagens digitais.

É aqui que começa a minha vida profissional de imagem.

1984
A Apple Computer apresenta o primeiro computador Macintosh... 32 bits, 128KB. No mesmo ano, surgiu também a versão de 512KB.

Um grupo de fabricantes japoneses de aparelhos eletrônicos se reúne para criar os primeiros computadores MSX.

Surgimento da "Reserva de Mercado para Informática": o maior desastre tecnológico brasileiro.

Nessa época, eu já tinha bastante interesse no funcionamento dos microcomputadores e pretendia fazer uns cursos de programação bem como adquirir um para aprender e praticar.

No entanto, um microcomputador extremamente básico custava uma verdadeira fortuna na época, embora eu já me maravilhasse com as possibilidades.

Creio que o filme "Tron" foi decisivo no meu interesse pela produção de imagens digitais.

1983
"Atari videogame, o inimigo que todos querem ter..."
Com esse slogan, o fenômeno chega ao Brasil através da Polyvox.

A Apple Apresenta ao mundo a interface gráfica com o computador pessoal Lisa.

Apesar de terem sido produzidos cerca de quase 5 bilhões de Atari, eu não tive o meu nessa época.
Estávamos passando por uma série de dificuldades em casa de modo que eu só podia mesmo era estudar... estudar... estudar... (Cerca de 20 anos depois, comprei e restaurei um velho Atari 2600 e hoje sou colecionador de cartuchos desse videogame.)

Nessa época, os computadores pessoais mais poderosos a que nós, usuários domésticos tínhamos acesso aqui no Brasil eram os compatíveis com o Radio Shack TRS-80 como o CP-500 da Prológica e os Apple II, mas havia uma miscelânea sem fim de marcas e modelos, quase todos clones extra-oficiais de modelos estrangeiros, porém o computador pessoal mais comum era o TK-85 da Microdigital, clone do Sinclair ZX-81.

1982
Nasce o IBM-PC, computador de 16 bits que podia ter até 544Kb de RAM e rodava o IBM-DOS, sistema operacional vendido para a IBM pelo Bill Gates, que comprou o código-fonte resultante da engenharia reversa do CP/M 3.3-Digital Research de um hacker... e o vendeu também com o nome de MS-DOS... O pessoal da Digital Research amarga com essa história até hoje...

Eu lia livros e enciclopédias sobre eletrônica e informática na época. Estudava eletrônica e cultivava audiofilia como hobby.
Imaginava que poderia me tornar engenheiro elétrico ou algo assim.