IMPORTANTE: LEIA ESTAS INSTRUÇÕES ANTES DE TENTAR!

As instruções a seguir, ajudam a calibrar apenas o monitor RGB e não a criar simulações de saída impressa ou tabelas de separação CMYK. Para isto, você precisa ter um software profissional capaz de criar tabelas de separação e simulação de respostas de dispositivos de impressão, como o Adobe Photoshop. (Mas por favor, leia o manual que acompanha o software!)

Os arquivos para separações de cores e simulações de saída que se encontram na sessão de downloads deste site, não funcionarão corretamente sem que o monitor RGB esteja devidamente calibrado.

Inicialmente, eu estudei um método para ajudar você a calibrar seu monitor baseado nos padrões da CIE, mas existe uma porção de monitores que não podem ser efetivamente calibrados com precisão, por causa de composições de fósforo inconsistentes, ausência de controle de luz-ambiente, fortes variações entre os padrões dos fabricantes de placas de vídeo, etc.

Usualmente, alguns programas costumam usar seus próprios sistemas de calibragem. (Por que as companhias de software nunca entram num acordo sobre isso?) OK! Desligue todos esses outros sistemas de gerenciamento de cor!

Existem programas muito bons (Pessoalmente, eu recomendo o Apple ColorSync para Macintosh e o Adobe Gamma que acompanha o Adobe Photoshop para a plataforma Windows) para minimizar estes problemas e ajudar a "padronizar" as respostas de cor de seu monitor. Note que deve haver apenas um programa de calibragem de monitor rodando em seu sistema (dois ou mais programas deste tipo rodando ao mesmo tempo, podem misturar calibragens diferentes, gerando respostas de cor bastante confusas).

Se após você seguir as instruções desta página passo a passo e tiver respostas de cor RGB inconsistentes, então possivelmente, você pode ter algo de errado em seu sistema, como uma "compensação de monitor" ligada ou desligada em algum lugar em seu software ou alguma coisa desse tipo.

Alguns browsers como o MS-Internet Explorer eventualmente podem apresentar cores inconsistentes. Esta página foi testada com sucesso nos browsers: Mozilla (para Macintosh e para Windows), Netscape (para Macintosh e Windows) e iCab (para Macintosh).

Bom, lá vamos nós!

1 - Resete sua placa de vídeo aos setings default, com o máximo de cores possível, na melhor resolução (recomenda-se 24 bits ou milhões de cores).

2 - Ponha o contraste de seu monitor no máximo e a cor branca do seu monitor, se você puder, de acordo com os padrões de cor da CIE, ou 6500ºK. (Alguns monitores conseguem trabalhar apenas no padrão de cor ANSI, ou 5000ºK. Nestes casos, vamos tentar assim mesmo, mas compensando via software.)

3 - Ajuste o brilho de seu monitor de modo a enxergar apenas a elípse no centro do quadrado (suavemente):


Note que:  é muito escuro  é muito claro.
Obs.: Conforme a incidência de luz do ambiente, esse ajuste pode se tornar mais ou menos perceptível. Faça-o preferencialmente com a luz que você mais usa no ambiente.

4 - O gamma de seu monitor deve ser ajustado para 1.8. (Recentemente o ICC passou a aceitar o fator de gamma 2.2, porém o fator 1.8 ainda é o padrão da indústria gráfica).

A seguinte tabela pode ajudar você a confirmar isso (O quadrado que aparentemente "desaparece" no fundo, corresponde ao gamma da tabela):


Imagem fornecida por Adobe Systems, Inc.

NOTAS: Os sistemas Windows geralmente trabalham com gamma 2.2 como padrão. Mude para 1.8.
Geralmente nos softwares de calibragem, existe um botão para mexer no
gamma resultante ou três botões correspondendo aos gamma de Vermelho, Verde e Azul individualmente, para corrigir os "color casts".
 5 - Faça o ajuste fino de seu gamma para 1.8 (todos os pequenos quadrados devem aparentemente "desaparecer" no fundo):



Imagem fornecida por Adobe Systems, Inc.

NOTAS: Todos os quadrados devem parecer cinza-neutro. Do contrário, você tem um "color cast" que precisa ser corrigido através dos controles de gamma Vermelho, Verde ou Azul no seu software de calibragem de cor.
Você pode ainda usar um cartão cinza, como os encontrados em algumas lojas especializadas em material fotográfico, como referência de cinza na sua luz ambiente.

6 - Parabéns! Agora, se tudo deu certo, o RGB do seu monitor está calibrado bastante próximo dos padrões de cor da CIE!

Obs.: Se você usa Windows, o Adobe Gamma pode não ler os ajustes que você fez, ao bootar. Você pode experimentar atualizar o software da sua placa de vídeo, ou conforme a versão do seu Adobe Gamma em relação ao seu sistema operacional, talvez você tenha de atualiza-lo.


(Este texto pode ser publicado total ou parcialmente, desde que citada a autoria de Claudio H. Picolo)